Como otimizar a Armazenagem Industrial • Maxicaixa

Maxicaixa

Como otimizar a Armazenagem Industrial

Uma boa armazenagem industrial pode fazer a diferença entre o sucesso ou não de uma empresa. Utilizar bem o espaço vai muito além de conseguir estocar mais itens no mesmo espaço. 

 

Montar uma boa estratégia para otimizar a armazenagem da sua indústria é um dos passos mais importantes que o departamento de logística deve fazer.

 

Para ajudar você a otimizar a armazenagem e reduzir custos nós separamos 4 dicas imprescindíveis para começar a aplicar no seu negócio! Boa leitura. 

  1. Use os itens de armazenagem industrial corretos

Parece óbvio, mas hoje em dia existe uma enorme variedade de utilitários de armazenamento disponíveis e vale a pena gastar um tempo avaliando quais itens do mercado são mais adequados para o seu negócio. 

 

Os modernos sistemas de armazenagem oferecem uma variedade de soluções especializadas que podem ajudá-lo a maximizar seu espaço de armazenamento.

 

Por exemplo, o sistema de porta pallets é um dos mais eficientes para a organização de um galpão, pois utiliza bem o espaço de forma horizontal e vertical. Além de ter uma montagem e desmontagem muito prática!

 

O uso de pallets é uma das primeiras decisões para adotar na sua armazenagem. 

 

Com eles você pode adequar o espaço e utilizar diversos tipos de sistema como estrutura push-back, mezanino, cantilever, estantes e também o sistema drive-in e drive-through.

 

Cada tipo de sistema atenderá melhor um tipo de indústria, mas todos utilizam o pallet como item primordial da armazenagem. 

  1. Aproveite ao máximo o espaço vertical

A falta de espaço é a causa mais comum de um estoque desordenado e ineficiente, por é preciso maximizar as áreas de armazenamento tanto vertical quanto horizontalmente. 

 

As empresas menores geralmente não sabem desse truque simples porque acreditam que há espaço suficiente para o inventário atual. 

 

Entretanto, um crescimento inesperado e ajustes de estoque orientados pelo mercado podem abarrotar seu espaço de armazenagem muito antes do previsto. 

 

Os sistemas que indicamos com uso de pallets podem ajudar muito nessa tarefa. 

  1. Encontre os KPIs certos da sua armazenagem

Os indicadores de desempenho (KPI) são uma parte fundamental do desenvolvimento de estratégias em quase todas as áreas de negócios. 

 

Para tirar o máximo proveito do seu armazenamento, você precisa encontrar os KPIs corretos para monitorar. Claro, as métricas variam de acordo com cada negócio. 

 

Um ótimo ponto de partida é começar monitorando os dias de fornecimento, a movimentação de estoque, a relação estoque / vendas, a porcentagem de vendas e o retorno bruto do investimento.

 

Um bom entendimentos do KPIs ajudará você a otimizar a sua armazenagem, o que significa que o que significa que os itens do estoques não serão desperdiçados com frequência, a equipe gastará menos tempo procurando mercadorias e a cadeia de suprimentos geral ficará mais enxuta e menos dispendiosas.

  1. Embeleze seu estoque

Muitas vezes a indústria não valoriza as áreas de armazenagem e as deixam até inacabadas. 

 

Nossa última dica é fazer o que puder para reverter essa tendência e criar um espaço que desperte o ânimo do colaborador. 

 

Estudos mostram que a felicidade aumenta a produtividade, às vezes em até 12%!  Portanto, qualquer coisa que ajude a trazer um sorriso ao rosto é um investimento digno.

 

O uso de pallets de plástico industrial pode trazer vida ao ambiente, já que são peças que podem ser customizadas em diversas cores. Além de embelezar o espaço, as cores podem servir ainda como facilitadoras para agilizar e organizar a armazenagem.  

 

Por exemplo, você pode usar pallets vermelhos para armazenar determinadas peças e azuis para outras. Dessa forma o colaborador achará com mais facilidade os itens de procura! 

 

Como você pode notar, otimizar a sua área de estocagem fará seu negócio ganhar tempo e dinheiro e, como mostramos, o uso de pallet de plástico industrial pode ser muito útil nessa tarefa. 

 

Então, aproveite para conhecer mais sobre esse produto e as vantagens dele na otimização da armazenagem industrial e no seu negócio.