Pallet industrial - conheça as vantagens do produto! • Maxicaixa

Maxicaixa

Pallet industrial – conheça as vantagens do produto!

O pallet plástico é uma inovação que vem ganhando muito espaço dentro das indústrias. Entretanto, nem todos conhecem muito bem esse produto ou suas vantagens e preferem continuar usando o velho pallet de madeira. 

 

Desde a durabilidade até a praticidade, o pallet de plástico pode revolucionar a forma de armazenagem de uma empresa e trazer uma economia que você nem imagina. 

 

Por isso, criamos este artigo com tudo que você precisa saber sobre este tipo de produto e como ele pode ser útil para o seu negócio. Boa leitura! 

A diferença do pallet plástico industrial para o tradicional de madeira

Toda indústria que quer seguir forte deve inovar e o uso de novos materiais é uma das maneiras mais antigas para evoluir em diversos setores. 

 

No automobilístico, por exemplo, diversos componentes, antes feitos de metal, foram substituídos por peças de plástico que apresentavam resistência compatível e ainda deixavam o produto final mais leve e barato. 

 

Essa é uma das características que mais distinguem os pallets industriais dos seus antepassados de madeira, o peso. 

 

Um pallet de madeira PBR pesa em torno de 23 Kg e tem capacidade de carga estática entre 2.400 e 3.000 Kg. Já o pallet de plástico equivalente pesa 17 Kg e pode suportar uma carga estática de 7.500 Kg. 

 

A diferença é gritante, não é mesmo? Além disso, o pallet de madeira é muito mais sensível ao ambiente externo, por exemplo, ao pegar chuva ele pode chegar a pesar quase 50 Kg.

 

O que nos leva a outra vantagem do pallet de plástico: a sua vida útil.  

A durabilidade do pallet plástico industrial

Como comentamos, o pallet de madeira está muito mais vulnerável a sofrer com intempéries, o que reduz muito sua vida útil. 

 

Ao molhar e não secar de forma adequada, a madeira pode criar fungos ou desenvolver bactérias. O que não acontece no pallet de plástico que, por isso, tem maior durabilidade e ainda é muito mais higiênico. 

 

Por conta disso, os pallets de madeira têm vida útil de cerca de 3 anos enquanto os pallets de plástico, com a manutenção apropriada, podem ultrapassar mais de 7 anos de uso. 

 

E tudo que dura mais trará impacto positivo no seu bolso! 

O custo benefício do produto

À primeira vista, o preço do pallet plástico pode assustar, porém basta analisar com mais calma para perceber que o custo benefício é muito maior, considerando a durabilidade e o custo de manutenção. 

 

Adicione na conta o risco de acidentes que um pallet de madeira já deteriorado pode gerar. A matemática não mente: a longo prazo, o pallet plástico é muito mais vantajoso.

 

Além desses benefícios os pallets de plástico são sustentáveis, pois são 100% recicláveis e ainda trazem mais segurança para os operadores. Mas isso é assunto para outro artigo.

 

Para não perder este e outros conteúdos importantes sobre o pallet industrial, curta a nossa página no Facebook e receba em primeira mão artigos como este!